Alimentos com glúten

alimentos com glúten evite osAlimentos com glúten encontramos no mercado alimentos com e sem glúten vamos entender a diferença entre estes alimentos.

Como sabemos o glúten não pode ser consumido pelas pessoas que possuem a doença celíaca, sendo uma proteína que se encontra na farinha de trigo, no gérmem de trigo, cevada, malte, centeio e aveia o glúten e muito usado pelas indústrias alimentícias na fabricação de massas já que ele deixa estes alimentos preparados para serem levados ao forno, as proteínas que formam o glúten são as avenina, secalina, gliadina e hordeína, que são excelentes para fazer pães, sendo muito comum causar alergias nas pessoas devido o organismo não reconhece estas proteínas e as consideram como agentes invasores que precisam ser eliminados, para eliminá-las o sistema imunológico entra em ação com os anticorpos essenciais, acontece que eles não reconhecem quais são do glúten e quais são da membrana que encobre o intestino delgado.

A doença celíaca varia muito entre as pessoas algumas com um simples biscoito já e o suficiente para causar os sintomas de dores abdominais, inflamações na pele e diarreias entre outros problemas, outras pessoas podem consumir um lanche sem apresentar problema algum.

A maior parte das pessoas podem ter problemas da doença e nem sequer imaginam que as tenham, devido os sintomas da doença ser muito semelhante a outras doenças.

Para verificar se estamos ou não com a doença e necessário realizar um exame de sangue mais conhecido como hemograma para comprovar a quantidade de anticorpos presentes, também e realizado o exame para descobrir se não estamos com carência de minerais como o ferro, será realizado também o exame de biópsia do intestino delgado que apresenta se não sofreu danos como enrugamentos da mucosa.

Para evitar os sintomas desta doença e recomendado que seja feito uma dieta com alimentos sem glúten que devera ser para a vida inteira uma vez que esta doença ainda não tem cura, sendo assim as pessoas com a doença devem evitar os alimentos como bolos, pães e bolachas que contenham glúten, como não podemos viver sem o consumo dos alimentos com carboidratos podemos substituir estes alimentos com glúten por batatas, soja, arroz branco e milho verde e seus derivados desde que não seja enlatado devido os conservantes.

A maioria das indústrias alimentícias já estão de olho neste mercado e estão fabricando alimentos sem glúten.

Sintomas da doença celiaca.alimentos com glúten que devem ser evitados

  • Os cabelos ficam fracos e quebradiços, dores abdominais, gases intestinais, diarreias, úlceras na boca, emagrecer sem motivo aparente, dermatites herpetiforme, desenvolvimento abaixo do normal em crianças e adolescentes, dores nas pernas, carência do mineral cálcio e ferro, anemia, dores no corpo.

Caso não seja tratada poderá causar.

  • Má desenvolvimento do bebê devido a carência do mineral folato que e essencial para a excelente formação do bebê.
  • Problemas de infertilidade na mulher e no homem, câncer, subnutrição, osteoporose, má funcionamento do fígado.

Os alimentos com glúten que devem ser evitados, devemos observar muito bem na hora da compra todos os alimentos que estão sendo comprados se eles possuem glúten ou não.

  • Os alimentos fabricados com cevada, trigo, centeio e aveia devem ser evitados.
  • Iogurte, cerveja, carne em lata, café instantâneo, sopas enlatadas, mostarda, ketchup, sorvetes feitos de massas, saladas industrializadas e amido de milho.
  • A maioria destes alimentos devem ser evitados devidos os conservantes .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>