Chá alecrim seus beneficios

chá alecrim excelente para saudeChá alecrim (rosmarinus officinalis) seus beneficios para a saúde são excelentes , com este chá conseguimos evitar vários problemas como reumatismo, má digestão, histeria, problemas cardíacos, asma, nervosismo, indigestão, entre outros que veremos a seguir.
O chá do alecrim e ótimo para se evitar o cansaço após um dia estressante de trabalho, estes benefícios dos chás são devidos o alecrim ser um ótimo estimulante, as tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.
As ervas são ricas em antioxidantes essenciais na eliminação dos radicais livres, ajuda também a evitar ou reduzir os gases intestinais, fortalecer o figado, reduzir as cólicas menstruais e digerir melhor as gorduras consumidas.
As compressas do alecrim são excelentes para ajudar na cicatrização das feridas e reduzir as dores causadas por reumatismo, os alecrins são muitos indicados também como temperos e adicionados as carnes e aos peixes.

Contra indicações e como usar.

  • O chá das flores do alecrim são recomendadas para se evitar ou aliviar os sintomas de palidez durante a menstruação, inapetência, asma, histeria, bronquites, nervosismo, indigestão e tosses.
  • O alecrim pode ser usado também para banhos e excelente para evitar ou sarar problemas na pele.
  • O chá das folhas do alecrim são excelentes para retirar as impurezas do sangue , e ótimo para o coração por ser tônico e antirreumático, ajuda na secreção da bílis, e diurético, estimulante e antiespasmódico.
  • E indicado também para eliminar as dores articulares externas.
  • Se preferir consumir o alecrim seco, e recomendado 1 colher de chá com o alecrim e 1 xícara de chá com água.
  • Se preferir as folhas frescas o recomendado para este chá e 1 colher de chá com as folhas e 1 xícara de chá com água.
  • O chá de alecrim não pode ser tomado pelas pessoas portadoras de diabetes, que tenham hipertrofia na próstata, hipertensos,mulheres gestantes e pessoas que possuam doenças de pele que possam inflamar.

Quem desejar tomar deste chá e recomendado que seja tomado no máximo 2 xícaras de chá por dia.
Assim como todos os alimentos deve se evitar tomar este chá em excessos porque em excessos ele vai causar nefrites e gastro entirites, tomando cuidados para evitar seus excessos não temos porque não aproveitarmos seus benefícios para melhorarmos nossa saúde.

commentscomments

  1. Valter Martins disse:

    uma combinação do chá de alecrim com o chá de carqueja foi ótimo para que eu recuperasse minha
    saúde,pois a muito tempo estava com muita tosse
    e dor no corpo devido a posse,tomei a combinação
    dos dois chá e recuperei a minha saúde,e mais: melhorou muito o meu apetite pois a muito tempo que eu não me alimentava bem
    ” um abraço a todos “

    • admin disse:

      Ola Valter.
      seus comentários são excelentes para ajudar outras pessoas que estão em dúvida sobre os beneficios dos alimentos naturais para saúde, este site foi criado com esta intenção após eu ter passado por problemas de Leucemia e pesquisado bastante sobre os beneficios dos alimentos, e não ter encontrado nada confiável.
      muito obrigado pelo seu comentário.

      • Antonio Neto disse:

        Como fazer o chá de alecrim e quais suas contra indicações, inconvenientes cuidados que devemos ter ao usá-lo?

        • Edmundo disse:

          Ola Antonio.
          o chá de alecrim e contra indicado para pessoas com pressão alta, diabetes, hipertrofia de próstata e mulheres grávidas.
          e aconselhado tomar no máximo 400 ml do chá por dia.
          para fazer o chá coloque 200 ml de água filtrada para ferver, assim que estiver fervendo apague o fogo e coloque 4 folhas do alecrim na água e tampe bem por 10 minutos, podendo tomar em seguida.
          torne a fazer este chá a tarde.

  2. Mauro disse:

    Tomava um comprimido todos os dias para aliviar dores na coluna pois tenho duas hérnias , depois que passei a tomar uma chicara de cha de alecrim toda noite. Nao faço uso dos comprimidos há dois meses e nao sinto mais dores e também melhorou meu humor assim dizem a minha linda família .

    • admin disse:

      Ola Mauro.
      O chá de alecrim e excelente para saúde ajudando a aliviar vários sintomas e dores no corpo.
      Obrigado pelo seu comentário.

  3. alessandra aparecida florindo disse:

    tomo cha de alecrim desde que tive sindrome do pânico e otimo para aliviar dores no peito e angustia.

    • admin disse:

      Ola Alessandra.
      Muito obrigado pelo seu comentario, ele e essencial para ajudar as pessoas que estão em duvidas sobre os beneficios do alecrim.
      seja sempre bem vinda.

  4. jose luiz da silva disse:

    obrigado adorei ……. e vou tomar o cha

  5. Inácio José dos Santos disse:

    Sou diabetico tipo 1, a +- de tres anos não sou usuário de insulina injetável mas absorvo um comprimido de Cloridato de Methiformina todos os dias ápos o jantar ( prescrição médíca) tenho pesquisado muito sobre a patologia e sempre me deparo com receitas caseiras e o alecrim e uma delas, sei que diabetes ainda não tem uma cura ou tratamento final, e que depende de, alimentação de qualidade, exercisos fisicos, e tambem controle emocional. a pergunta é? O uso do alecrim pode me trazer algum beneficio e melhorar minha qualidade de vida, o alecrim pode me ajundar no controle glicemico?

    • Edmundo disse:

      Ola Inácio.
      o chá de alecrim e contraindicado para pessoas com diabetes, sendo assim não o tome de maneira alguma.
      o chá que podera te ajudar e o chá da erva pata de vaca (Bauhinia forficata).
      para fazer o chá coloque 200 ml de água para ferver,assim que ferver apague o fogo e coloque 4 folhas da erva na água e tampe para ficar bem abafada por 10 minutos em seguida podera tomar, se desejar podera fazer o chá e toma-lo novamente a tarde.
      aconselho a baixar o livro grátis sobre alimentos para diabéticos, caso não consiga baixa-lo me avise que te enviarei por Email.

  6. CLÁUDIA disse:

    BOM DIA
    POR GENTILEZA
    TEM COMO ME ESPECIFICAR O PORQ O HIPERTENSO E O DIABÉTICO NO PODEM FAZER USO DO ALECRIM?!!

    MUI GRATA!

    att,
    CLÁUDIA.

    • Edmundo disse:

      Ola Claudia.
      infelizmente não vou poder te dar maiores explicações porque verifiquei junto a ANVISA e não consegui maiores esclarecimentos.
      por isto te aconselho consultar um fitoterapeuta especializado antes de fazer uso do chá.

  7. rosany disse:

    Bom dia!
    Estou confusa quanto a quantidade de alecrin a ser usada para uma xicara de cha,vc disse 4 folhas de alecrin,mas o alecrim e diferente, sao raminhos. E o seco como medir.
    Grata.

    • Edmundo disse:

      Ola rosany.
      no lugar das 4 folhas você pode trocar por 1 ramo de alecrim, e o extrato você pode usar 30 gramas por chá, mas aconselho que use o ramo de alecrim devido no extrato poder ter outras misturas, a não ser que consiga o ramo seco e triture o em casa.
      também não e aconselhado tomar o alecrim vários dias seguidos por ele causar nefrites e gastro-enterites.

  8. antnia disse:

    pq diabeticos nao podem tomar cha de alecimm?

  9. Diego Tomaz disse:

    Tenho diabetes, e comecei a tomar chá de alecrim pq pesquisei e algum sites fala que o chá é ótimo pq ajuda a similar o açucar, mais já faz duas semanas que estou tomando e percebi que minha glicemia não esta abaixando esta ficando alta!! esse alto índice glicêmico exige que o corpo produza mais insulina? Como meu pâncreas não produz insulina a minha glicemia fica alta? Correto ?

    • Edmundo disse:

      Ola Diego.
      Aconselho que pare de tomar o chá de alecrim pois ele possui alto índice glicêmico o que esta fazendo sua glicemia ficar alta

  10. Suzi disse:

    Minha filha tem convulsão e a nutricionista indicou 15 gtas de extrato de alecrim duas vezes ao dia, ela pode tomar?

    • Edmundo disse:

      Ola Suzi.
      o alecrim não e indicado para convulsão não, mas se a nutricionista e especializada e de confiança, pode ser que ela esteja certa, aconselho a consultar sua filha com outro (a) especialista para ter certeza se podera ou não usa-lo

  11. luciana disse:

    só nao entendi porq estar contra indicado para hipertensos se na lista de beneficios diz que regula a pressao arterial

    • Edmundo disse:

      Ola Luciana.
      Verifiquei e não encontrei nada sobre o alecrim ajudar a controlar a pressão arterial, mas o correto e que o alecrim deve ser evitado pelas pessoas com pressão alta.

  12. José Cícero disse:

    Li algo sobre os benefícios do alecrim e me chamou a atenção que seria bom para a memória. Comecei a tomar hoje. Essa informação procede?

    • Edmundo disse:

      ola José.
      Não existe nemhuma comprovação de que o alecrim seja bom para mémoria, mas você podera toma-lo sem problemas desde que não tenha problemas de diabetes, pressão alta, hipertrofia de prostata,feridas e innflamações de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>