Alimentos ricos em cálcio

alimentos ricos em cálcioAlimentos ricos em cálcio são de fundamental importância , devemos consumir diariamente os alimentos , pois desta forma podemos evitar a osteoporose que e uma doença causada pelo enfraquecimento dos ossos que pode causar vários problemas como fraturas das vértebras ou do quadril, podem acontecer também deformidades na coluna vertebral ou diminuição na altura.

O nosso corpo absorve melhor o cálcio dos alimentos antes de completarmos 35 anos de idade, mas mesmo acima desta idade não devemos nos descuidar em relação a este mineral.

Geralmente não damos tanta importância ao cálcio no nosso dia a dia, na nossa alimentação.

Obtermos uma ingestão diária com os alimentos ricos em cálcio pode parecer difícil, mas e de fundamental importância para evitarmos doenças como a osteoporose.

Sendo que o cálcio no corpo se encontra no organismo, estando entre os dentes e os ossos dando-lhes resistências e fortalecendo a estrutura básica,  temos uma pequena quantidade circulando na corrente sanguínea para ajudar a movimentar os nutrientes através das membranas celulares, que vai participar na produção dos hormônios e das enzimas que ajudam a regular a  digestão do metabolismo, com isto diminuindo os efeitos irritantes dos ácidos biliares no cólon, sendo uma das funções do cálcio ajudar a reduzir a incidência do câncer de cólon.

Algumas pesquisas revelam que alimentos ricos em cálcio assim como os vegetais e as frutas são ótimas para ajudar a reduzir os níveis da pressão arterial, o cálcio nos alimentos também e muito importante para a comunicação entre as células nervosas, sendo muito útil também para a coagulação do sangue, ajuda também a sarar as feridas e  a contração muscular.

Para conseguirmos estabilizar nosso organismo com a quantidade necessária deste mineral, e ele possa assim realizar suas funções corretamente, evitando que seja necessário retirar o cálcio dos ossos, o que com o decorrer dos anos pode deixar os ossos frágeis e porosos.

Devemos fazer uso diário  dos alimentos com cálcio com isto manter níveis adequados do mineral cálcio no sangue, ainda contamos com o fornecimento extra para os ossos que o absorvem como reservas.

·         Podemos fazer uso dos suplementos de cálcio, mas que perdem de longe para os alimentos ricos em cálcio alem de serem muito mais recomendados.

  • ·         Os suplementos de cálcio que podemos encontrar são Carbonatos de cálcio, fosfato de cálcio, citrato de cálcio, lactado de cálcio, maleato citrato de cálcio e o gluconato de cálcio.
  • AVISO

As pessoas que sofrem de tireoide ou tem problemas de rins necessitam consultar um médico antes de fazerem usos de suplementos alimentares à base de cálcio já que pode anular o efeito de alguns remédios, principalmente os antibióticos.

Alguns alimentos ricos em cálcio.

alimentos ricos em cálcio

  • No iogurte encontramos 157 MG de cálcio, temos também o fósforo e varias vitaminas como a vitamina B 2 e a vitamina C, por este motivo o iogurte não pode faltar na nossa alimentação diária, sendo que as crianças, as mulheres gestantes, as que estão amamentando e os adolescentes, o uso ideal e de três a quatro copos diários dos derivados do leite.

As outras pessoas que não se encontram neste grupo a recomendação e de dois a três copos diários.

O iogurte e um ótimo alimento com cálcio que ajuda a fortalecer os ossos e a melhorar nossa digestão, ainda possuem outras ótimas vantagens sendo que para se transformar em iogurte será necessário que o leite possua micro-organismos, os quais serão responsáveis pelos variados bens que o iogurte promove a saúde.

Sendo que os micro-organismos são mais conhecidos como as bactérias do bem, as quais têm por função ajudarem o sistema imunológico a defenderem o nosso corpo contra as bactérias do mal ou os agentes infecciosos.

Podermos contar com cálcio nos alimentos diários e também uma ótima maneira de realizarmos uma dieta saudável sendo o iogurte muito importante na nossa alimentação devido ser uma ótima fonte de cálcio, ainda contamos com o fato dele também ser rico em minerais e vitaminas, com a vitamina A, presente no iogurte, melhoramos a saúde dos olhos, dos cabelos, da pele e das unhas, e as vitaminas B2 ajudam a oxigenar as células e da energia para o dia a dia,contamos também com as proteínas essenciais para ajudarem na manutenção e formação da pele, unhas, músculos e cabelos.

Podendo ser incluído a outros alimentos que contenha cálcio, como o mel, frutas e cereais integrais, os efeitos do iogurte serão benéficos e potencializados.

Com esta combinação ainda absorvemos as fibras dos cereais que vão ajudar a eliminar ou evitar a prisão de ventre.

  • Mas devemos nos lembrar de que as pessoas que precisam evitar as restrições proteicas não poderão fazer uso desta alimentação antes de procurarem um médico especializado.
  • As pessoas que desejam perder peso ou estiverem com o colesterol alto deverão optar pelo iogurte desnatado, o qual possui menos gorduras em comparação ao integral.

As pessoas que tem intolerância a lactose, podem tomar o iogurte sem problemas, porque o iogurte possui baixo teor de lactose, as sustâncias encontradas no leite que causam a intolerância são transformadas em ácido láctico durante o processo de fermentação e assim facilitam que seja usada pelas pessoas que possuem intolerância a lactose.
Banana,

  • Considerada por muitas pessoas como um energético natural, a banana  possui muitas quantidades de hidrato de carbono, potássio, vitaminas C, vitamina A, B 3 e vitamina E, fósforo, sódio, cálcio e magnésio, ainda ajudam a controlar o trânsito intestinal, a combater a anemia e as câimbras, sendo útil também nos tratamentos das doenças do fígado e rins.

O Melão

  • O melão e rico em vitaminas do complexo A, B e C alem de conter muito cálcio, fósforo e ferro sendo muito recomendado nos casos de reumatismo, obesidade, doenças do estomago, gota, artrite.

A pera.

  • pera ajuda a controlar o funcionamento do aparelho digestivo, ajuda a regular a pressão arterial, ainda possui vitaminas A e C, sendo rica ainda em cálcio, potássio, ferro, enxofre e fósforo, como tem o poder de ser diurética devido ao fato de conter muito liquido ela também e indicada nos tratamentos de cistite.

A UVA.

  • A uva por conter a ação antioxidante e anticancerígenos, sendo rica em cálcio, fósforo, magnésio, iodo e potássio, ainda contêm pequenas quantidades de vitaminas B e C, a sua casca contem uma substancia chamada resveratrol que ajuda a diminuir a formação de coágulos e aumenta o colesterol bom.

como podemos ver com uma alimentação correta dos alimentos naturais conseguimos obter o cálcio necessário para uma saúde perfeita sem precisarmos recorrer aos suplementos alimentares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>